quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fragmento de um debate : Defendendo os Pais da Igreja

Em resposta a um protestante que me enviou um texto dizendo que os Pais da Igreja estavam permeados de heresia, ( este texto pode ser visto neste link :  http://www.ubeblogs.com.br/forum/topics/os-chamados-pais-da-igreja ) eu o respondi da seguinte forma: 







Existe uma  famosa frase que é a seguinte: "Se não pode com ele, junte-se a ele".   porém me parece que os protestantes  modificaram esta frase para a seguinte :  "Se não pode com ele ,desmereça ele."
É óbvio , e você percebeu  isto, que não há como sustentar o protestantismo  tendo os pais da Igreja como impecílio .  A i é claro, o passo seguinte é descredita-los.

Os pais da Igreja são constituídos basicamente pelos Bispos, padres ,diáconos, e Papas dos primeiros séculos, ou seja, aqueles que receberam a ORDEM deixada por Cristo aos Apóstolos (at 20,28). Sim senhor, a sucessão apostólica EFETIVAMENTE existe!

um pequenino exemplo:

II Tim:1, 6 e 7. "Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebestes pela imposição das minhas mãos. pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria."

diga-me uma coisa, quem  foram  São Policarpo ,Lino, Justino, Clemente ,Atanásio ,João Crisóstomo...etc.  Acaso não foram eles quem sustentaram a Igreja após os Apóstolos?

Você citou algumas passagens que disse que as heresias ja permeavam a Igreja. E de fato, isto esta corretíssimo, podemos enumerar as diversas heresias que surgiram logo depois :


Os Judaizantes (Séc. I)
A heresia Judaizante pode ser resumida pelas seguintes palavras dos Atos dos Apóstolos 15,1:
 “Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte:
‘Se não vos circuncidais segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos’”.

Gnosticismo (Sécs. I e II)
Montanismo (final do Séc. II)
Sabelianismo (Princípio do Séc. III)Os Sabelianistas ensinavam que Jesus Cristo e Deus Pai não eram pessoas distintas, mas simplesmente dois aspectos ou operações de uma única pessoa.
Arianismo (Séc. IV)Uma das maiores heresias que a Igreja teve que confrontar foi o Arianismo. Arius ensinava que Cristo não era Deus e sim uma criatura feita por Deus.
Pelagianismo (Séc. V)Pelagius, um monge gaulês deu início a essa heresia que carrega seu nome.
Em fim...

As Heresias surgiam a partir de pessoas de fora ou de dentro da Igreja.  Todas estas heresias foram devidamente estudadas e combatidas nos concílios.

por exemplo. Por quê doutrinas como  o purgatório, transubstanciação, mediação sacerdotal, regeneração batismal, e o inteiro sistema sacramental não foram combatidas no concilio de Nicéia?
pois bem.

Você acha que os pais da Igreja estavam permeados de heresias? você acha que quando um Pai da Igreja prega a transubstanciação , está no engano e não a recebeu dos apóstolos?
 Você acha que quando um pai da Igreja pregava a confissão particular, ele estava pregando uma heresia?  então eu tenho uma notícia para te dar... A Bíblia só existe ,graças a estes hereges!

Portanto eu devo crer que eles ocultaram a verdade, e boicotaram o Evangelho de Judas , de Maria Madalena , Tomé  e companhia limitada... Portanto meu irmão, Rasgue a sua bíblia .

Pois bem,
acontece que a Igreja  Instituída por Cristo está ai, e ela é responsável por guardar a fé.

Não há como cristo ter feito uma espécie de ponte de João à Lutero.. isso é impossível!!

Jesus me prometeu que Ele estaria Com os apóstolos (Sucesssores, Igreja institucionada), ele estaria comigo todos os Dias até o fim dos tempos. Portanto irmão, ésta lacuna de 1500 anos simplesmente não existe !

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dito isso, eu realmente quero que você cite nomes, nomes estes que guardaram a verdade desde joão até você. eu realmente quero saber isso.
Onde está a base da tua crença?
nomes por favor.

Fique com Deus !



Nenhum comentário:

Postar um comentário