quinta-feira, 5 de setembro de 2013

De:Como os apostolos acreditaram na transubstanciação


Hoje eu quero propor uma visão não muito corriqueira do mistério Eucarístico.

Quando se fala em apologia da transubstanciação , é muito comum usarmos textos como o da última ceia, ou as palavras de Paulo. Mas hoje quero lhes mostrar a forma com que Jesus ,com suas próprias atitudes revelou a seus apóstolos , e agora a nós , o seu imenso Poder , para que mais tarde crescem   no mistério inefável do Corpo e do Sangue .

No início do capítulo seis(6) do Evangelho de João nos é narrado o milagre da multiplicação dos pães , Onde Jesus Diante dos olhos dos apóstolos domina a matéria , Logo depois no versículo 19 , Jesus aparece aos Apóstolos andando sobre as águas , mostrando assim, o seu domínio sobre seu próprio corpo.

Então , um dia depois de fazer estas coisas , jesus discorre por ensinar sobre o pão Vivo.
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão ,que eu hei de dar ,é a Minha Carne para a Salvação do mundo.

A Essas palavras os judeus começaram a discutir , dizendo:  Como pode  este homem dar-nos de comer a sua própria carne? Então Jesus lhes disse : Em verdade , em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue , tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é VERDADEIRAMENTE  uma comida e o meu sangue é VERDADEIRAMENTE uma bebida . 

Pois bem irmãos , Tais foram as palavras de Jesus que até mesmo os discípulos pensavam ;”Isto é muito duro, quem o pode admitir?” Então Jesus diz; “Que será quando virdes subir o Filho do homem para onde estava antes? O Espírito é que vivifica , a carne de nada serve.”

Para entender esta explicação de Jesus é preciso saber que todos estavam atônitos ,pensando como se daria este pão, como pode Jesus estar pregando isto? Então Jesus revela aos Apóstolos que, eles comeriam literalmente de Sua carne ,com tudo de uma forma muito diferente da que eles estavam pensando.

  Diz Ele: Que será quando ver subir o Filho do homem? Como quem diz:,A sua fé terá de Ser maior ainda Quando não mais me verdes ,mesmo assim estarei La.   E “O Espírito é que vivifica, a carne de nada se aproveita”, Ora é claro que nós sabemos que a Carne de Jesus é muito valiosa , tão valiosa que é nela que temos a salvação na cruz. Então porque Jesus disse isto?  Foi para expressar a Forma Espiritual com que ele daria de comer verdadeiramente de sua carne. “A Carne de Nada Vale” Jesus falava da Carne humana que é peressível , e não da carne que ele iria de dar.

"Mas Ele instruiu-os e disse-lhes: "O espírito é o que vivifica, mas a carne para nada aproveita; As palavras que eu vos tenho dito, são espírito e vida" Compreender espiritualmente o que eu disse , que não ireis comer esse corpo que vedes, nem beber o sangue que quem vai me crucificar jorrará. Eu tenho dito a vós um certo mistério, espiritualmente entendido...”(Santo Agostinho)


Entendendo o Texto: 

Primeiro , Jesus mostra que é Senhor da matéria , ao multiplicar o PÃO , Mas do que isto , Mostra que tem domínio sobre o Pão, depois Jesus mostra que tem domínio sobre o seu próprio Corpo ao andar sobre as águas.   Desta forma ,os Apóstolos Entenderam perfeitamente que Aquele pão da última Ceia , o pão de todas as missas em que eles rezavam no Chamado Partir do pão, ao seguir as ordens de Jesus ,eles tem diante de seus olhos , O Corpo e sangue de Cristo ! pois sabem eles , e sabemos nós , que Jesus é tem poder sobre aquele pão , tal poder que o pode transubstanciar em seu Corpo.




Por: Douglas Manoel (Auxilio de Rafael Rodrigues)

Curta no Facebook : http://www.facebook.com/ApologistasdaSaDoutrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário