sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O Católico está obrigado a Crer no Catecismo?

Entre muitas definições que existem para conceituar o que é Igreja , eu quero destacar uma definição Fundamental que, sem a qual não há Igreja; trata-se da União entre a Sagrada Escritura, o Sagrado Magistério e a Sagrada Tradição. Assim Como Deus é uno e Trino, a Igreja tem uma só voz ,porém a voz unanime ressoa através desses três pilares. Qualquer vóz que ressoe se usando somente ou das Escrituras, ou somente da Tradição, ou somente do Magistério , não pode de maneira nenhuma ser considerada útil para o crescimento espiritual do povo de Deus. Dado as considerações iniciais quero citar o Código de Direito Canônico, este que tem a Vóz unanime vinda dos Três pilares que formam a Igreja e que Todo fiel católico está debaixo de sua sombra.
Cân 747 -2-Compete a Igreja anunciar sempre e por toda a Parte os Princípios Morais, MESMO REFERENTE À ORDEM SOCIAL, e pronunciar-se a respeito de qualquer questão humana, enquanto o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou a SALVAÇÃO DAS ALMAS.

Com esta citação já quero mostrar de imediato a responsabilidade que a Igreja tem de se pronunciar doutrinariamente sobre questões morais (tal qual as uniões homossexuais), e também de se pronunciar quando o assunto se refere à salvação das almas, ou seja, a doutrina do pecado. (Ex: sexo antes do Casamento ,fornicação)

É questão Vital que nossa Mãe Igreja , Guia do Rebanho, nos mostre o caminho não somente da salvação mas da santidade.

Dito isto podemos nos perguntar : Qual meio a Igreja usa para transmitir a Sua doutrina Moral? Resposta- Catecismo da Igreja Católica.


É de extrema utilidade que agora eu cite outra passagem do CDC.

Cân 749 -1- Em virtude de seu ofício, o Sumo Pontífice goza de infalibilidade no magistério quando, como Pastor e Doutor supremo de todos os fiéis, a quem cabe confirmar na fé os seus irmãos, proclama, por ato definitivo, que se DEVE ACEITAR uma doutrina sobre a fé e os COSTUMES.

O Papa João Paulo II , Dotado de sua Infalibilidade Apresentou ao Mundo através de sua Constituição Apostólica “Fidei Depositum” no ano de 1992 o Catecismo pós Conciliar, que foi revisado e Aprimorado e promulgado no ano de 1997 através da Carta Apostólica “Laetamur Magnopere” da qual podemos enfatizar o paragrafo Quinto que nos diz: “ A este respeito convém salientar que o envio tão numeroso de emendas, tendo em vista o aperfeiçoamento do texto, manifesta o notável interesse que o Catecismo suscitou em todo mundo, mesmo em lugares não-cristãos, e confirma a finalidade do Catecismo de se apresentar como uma EXPOSIÇÃO COMPLETA E INTEGRAL DA DOUTRINA CATÓLICA, de tal maneira que cada pessoa possa conhecer o que a Igreja PROFESSA e celebra.

Todo ser humano é dotado de liberdade de pensamento, e como nos diz o Cânon 748-2-“Jamais é lícito a alguém levar os homens a abraçar a fé católica por coação, contra a própria consciência ”, ou seja ,só abraça a Fé Católica aquele que de Coração aberto e livre escolhe estar debaixo da Égide Eclesial , sujeitando-se assim ao seguimento pastoral e à aceitação integral de seus ensinamentos, contidos inequivocamente no Catecismo.

HOMOSSEXUALIDADE

O Catecismo dotado de sua peculiar função Pastoral, doutrinal e Moral, até mesmo em questões sociais tal como citado acima (Cân 747), Nos apresenta o Modus como um Homossexual que queira viver segundo o Evangelho deve ,para sua própria santidade, agir ,nesses termos: ”As pessoas homossexuais são Chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio ,educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição Cristã ”( CIC 2359 )

FORNICAÇÃO

A Fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e educação dos filhos. Além disso , é um escândalo grave quando à corrupção dos Jovens. (CIC 2353)
E Ainda:
...Existem Comportamentos concretos- Como a Fornicação- cuja escolha é SEMPRE ERRÔNIA , pois escolhê-los significa uma desordem da vontade, isso é, um mal moral.(...)Existem atos que por sí mesmos e em sí mesmos, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS E INTENÇÕES ,são SEMPRE gravemente lícitos. (CIC 1755-1756)

Conclusão

Tomando apenas estes dois pontos polêmicos podemos ver que nossa Mãe Igreja ,,sustentada nos três pilares que é a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério, Tem um desígnio claro e objetivo à serviço do Bem comum dos fiéis e a sua salvação.
Negar uma doutrina tão Clara é negar a própria fé, é recusar o Pastoreio da Igreja, agravante ainda quando em nome de Ideologias puramente materialistas.


Cân 751 Heresia é a Negação pertinaz , após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário