Pergunta:
Pois bem , a sua pergunta é bem interessante , e aqui vai a resposta.
Antes de mais nada você deve saber que há dois Julgamentos, o Julgamento pessoal e o Julgamento universal .
É no Julgamento pessoal que Deus te da a sentença ,la saberemos se vamos para o inferno ou para o Céu (que é o caso dos santos) (também quem vai para o purgatório ,está destinado ao céu , pois nada mais é que uma purificação para a entrada definitiva) .
Você é Julgado logo após a sua morte. Veja .
Hebreus 9
27. Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,
Logo em seguida , após a morte é nos dada a sentença .
Pois bem, dito isso , vamos passar para segundo Julgamento que é aquele que se dará com a vinda De Cristo. Podemos nos perguntar: para que um outro Julgamento se nós já fomos julgados?
Na verdade o segundo Julgamento servirá para expor os motivos pelo qual você havia recebido a sentença . veja.
I Corintios 4
5. Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.
Vendo este trecho , percebemos que não devemos julgar o nosso próximo , mesmo depois de morto , pois mesmo o sujeito já tendo recebido a sentença , isto não é de nosso conhecimento , não está ainda “as claras” a sua vida e os motivos que levaram o seu destino final.
Na última parte do versículo está escrito: Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.
Portanto aqui está explícito que não é a sentença e sim o reconhecimento que receberemos na vinda do senhor.
Aqui fica claro , pois a sentença já nos foi dada no Julgamento Particular (aquele que vem logo após a morte , e no Julgamento Universal receberemos o "Louvor" , expressando assim o reconhecimento e a lucidez de nosso julgamento particular.
Também é interessante Lucidar um outro aspecto , acompanhe comigo .
I Corintios 6
2 .Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Portanto irmãos , os Santos não só Já foram julgados como julgam junto com Jesus , pois são o Corpo de Cristo , isto se confirma, veja .
Apocalipse 20
4 .Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido o seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma vida nova e reinaram com Cristo por mil anos
Portanto , para resumir , o primeiro Julgamento é um julgamento privado , e é ele que decide para onde você vai, o segundo julgamento é Universal , que Elucida universalmente o porque do seu destino.
espero ter ajudado!