segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Terço na Bíblia- Todas as Orações

Nota importante: Todas as passagens bíblicas estão lincadas ao seu respectivo texto, tudo para tornar mais fácil a sua vida. é só clicar e você poderá conferir na bíblia. 

Sempre quando falamos que rezamos o terço para algum Protestante ele torce o nariz e faz cara feia, mas sempre sem motivo, talvez por um mecanismo de defesa involuntário, ou  por predisposição adquirida por tantos anos de intolerância ao catolicismo adquiridos pelas pregações dos ditos pastores.
“O terço não é bíblico”, dizem eles, pois bem, é exatamente isto que farei com maestria neste pequeno artigo. Vai funcionar da seguinte forma: A cada frase ou palavra da Oração eu colocarei uma ou mais citações bíblicas dentro de parênteses, caberá a você ir e conferir em sua bíblia.
Para os protestantes que não sabem quais orações compõe o terço eu direi aqui brevemente: Iniciamos com o Sinal da Cruz – Credo (Creio) –Pai Nosso – Glória ao Pai – Ave Maria – Salve Rainha.  Bom , todas essas orações eu irei mostrar na bíblia.
Nota Importante: O Cristão deve ter senso de tempo e história, e ter consciência de que a vida Cristã documentada não se estringe somente na Bíblia (II Ts 2,15).

Uma das questões do Terço é não somente suas orações mas as Repetições das mesmas. A Repetição de orações é bíblica e  inclusive o prório Jesus Repetiu orações em Mateus 26,44- "Deixou-os e foi ORAR pela TERCEIRA VEZ , dizendo as MESMAS PALAVRAS". Também vemos em salmos 135, 26 repetições da frase “ porque sua misericórdia é Eterna” . pois bem , podemos ver claramente que o terço não se trada de “multiplicar palavras”(Mt 6,7 ,fala que os pagãos multiplicam as palavras para serem ouvidos), mas sim de orações repetidas (Não para ser ouvido por Deus “a força de palavras”, mas para louvá-lo e bendize-lo) o que é bíblico.

Começamos fazendo o Sinal da Cruz. ( Ap.7 3.” Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes"
Mas qual é esta marca? Ez 9,4 ... e lhe disse: Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem"

Pronto,  Passamos Agora para o CREDO .

Creio em Deus-Pai, todo poderoso,(II Cor 6,18)
criador do céu e da terra(Gê 1,1)
e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor (Mt 3,17)
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo (Mt 1,20)
nasceu da Virgem Maria (Lc 1,34)
Padeceu sob Poncio Pilatos (Mt 27,2)
Foi crucificado, morto e sepultado (Mt 27,31. 50.60)
desceu a mansão dos mortos(
IPd 4,6. I Cor 15,20)
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus (Mt27,63. At 1,9)
está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,(Ef 1,20)
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos (I Pd 4,5)
Creio no Espírito Santo,(Mt 28,19)
na Santa Igreja Católica (Heb 12,23
 À universal (=Católica) assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; [Ferreira Corrigida e Revisada Fiel])
na comunhão dos Santos (Ap 8,4)
Na remissão dos pecados (João 1,29)
na ressurreição da carne (Mat 27,
52.Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram.
53.Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.)
na vida eterna
 (João 6,51)

Podemos passar para o Pai Nosso.  (Mt6,9-13 )

Próxima oraçõa:

Ave Maria, cheia de graça
O senhor é convosco (Lc 1,28)

Bendita sois vós entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus (Lc 1,42)

Santa Maria, mãe de Deus (Lc 1,24 “a Mãe do meu Senhor [Kýrios=Adonay]”)
Rogai por nós, pecadores (João 2,3)
Agora e na hora da nossa morte (Ap 6,10)
Ámen

Próxima oração.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio , agora e sempre.Amém.  (Salmos 40, 14.Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade! Assim seja! Assim seja!)

Agora é a vez da Salve Rainha... (A oração estará com fundo rosa)


Salve Rainha, (Sl 44,10)
Mãe de Misericórdia,(João 19,27)
vida , doçura e esperança nossa salve!
(Is 14.Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.
15.Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. [Se Jesus é nossa Salvação, Maria é nossa esperança da Salvação pois a humanidade esperou o messias até que Maria disse o seu “SIM”, Se Jesus é nossa Vida, a Nossa vida quis precisar de Maria para nos Salvar, assim Maria também passa a ser nossa vida não por seus méritos mas pelos méritos de Cristo. Maria enche nossa vida de doçura por ser mãe.] )

A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste
vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa (I Tim 2,5-6 Diz que só há um Mediador entre Deus e os homens:Jesus Cristo,homem. No versículo seguinte há uma informação fundamental para a interpretação contextual do versículo 5, vejamos o versículo 6.."Que se entregou como resgate por todos". Pois bem, a Mediação tratada em I Tim 2,5 trata-se da mediação da Nova Aliança conseguida por sua Morte e não da mediação de Oração como a bíblia nos permite fazer em Tg 5,16 onde vai dizer “Orai uns pelos outros”, e ainda complementa que “a oração do justo tem grande eficácia” ora, quem Mais justo nesse mundo se não aquela que da a luz a Justiça que se chama Emanuel , ele que é a justiça por excelência ? Pois bem, referente a Mediação única de Cristo podemos ver que se trada da Nova Aliança, veja Hb 8,6Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas”).

esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus
(Lucas 2, 25.Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.
26.Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor.
27.Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei,
28.tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:
29.Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.
30.Porque os meus olhos viram a vossa salvação
31.que preparastes diante de todos os povos,
Pois bem Meus irmãos, assim como na oração da Salve Rainha diz “e depois deste desterro mostrai-nos Jesus”, nesta passagem isto acontece claramente, Maria e José vão Apresentar o Menino no Templo, eis que este Homem chamado Simeão que “Esperava a consolação de Israel ”, bem como a oração “A vós suspiramos gemendo e chorando neste
vale de lágrimas”, pois bem, este homem tem a Grande felicidade de encontrar Jesus Cristo, e tudo por que Maria o havia levado para apresentar-lhe ao templo, ora, Se naquela época Maria “mostrou Jesus”, ainda Hoje ela nos Mostra Jesus por meio de sua vida e de sua Santidade, e ela como Mãe que da a Luz a Cristo, nos apresentou na forma humana o próprio Deus. )
 bendito fruto em vosso ventre, (Lc 1,42)
ó clemente,
ó piedosa
ó doce e Sempre Virgem Maria
.(Lc 1,26-27),(Ezequiel 44,
2."O Senhor disse-me: Este pórtico ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel, aí passou; ele permanecerá fechado". Como vemos nesta passagem, se o pórtico pelo qual Deus passou há de ficar fechado para sempre, então não é tão difícil de entender que a virgindade de Maria havia de ser preservada também após o parto. )

Rogai por nós (João 2,3)
Santa mãe de Deus. (Lc 1,24 “a Mãe do meu Senhor [Kýrios=Adonay]”)

Para que sejamos dignos das promessa de Cristo.  (Col 1,24 “...o que falta nas tribulações de cristo, completo em minha carne...”, isso significa dignar-se as promessas de Cristo. ).



Era isso Irmãos, espero que a partir de hoje ninguém mais diga que o terço não é bíblico.



Por: Douglas Manoel.

9 comentários:

  1. Muito bem, assim teremos como dar respostas, se bem , que eu, não tô nem aí com comentários maledicentes de nossos amigos evangélicos, pois eles não têm, coitados, iluminação da Mãe de Deus pra compreender quão grande é o amor de Deus por nós a ponto de dar seu Filho Unigênito nascido da mulher mais Santa do mundo, Maria. Deus os perdoa, pois "não sabem o que dizem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos Evangélicos? por quê não IRMÃOS evangélicos? Mãe de DEUS? Maria foi Mãe de Jesus Homem humano. A própria Maria que foi uma excelente mulher reconhece ser "serva" (LC 1:38,48) e aceita Deus como Seu "Salvador" (LC 1:47). Ao meu ver alguns Católicos Vê Jesus somente como homem humano e não como espírito. Deus é espírito, e importa que os que adoram o adorem em espírito e em verdade(João 4:24) Não precisamos de objetos "Amuletos" para falar com Deus e somente Jesus nos leva até Deus. Para mim Maria foi uma das mulheres mais importantes para Jesus homem mas ela não tem poder nem glória. E olha, eu não sou Evangélico, nem adventista, Sou Cristão, estudo a Bíblia, tenho muito respeito por Maria mas devemos deixar ela no lugar dela e não de DEUS. Quero aprender mas sem idolatria, romanismo, paganismo jamais.

      Excluir
    2. Jesus é o caminho e a verdade ninguém vem ao pai a não ser por ele .
      Faça um estudo teológico sobre significado de ninguém . Vc vai descobrir que ninguém significa ninguém. Jesus é o centro minha amada. Jesus é o nome acima de todo nome.sirva a Deus porque deusa nunca existiu

      Excluir
  2. Estude mais, ou me responda com seus conhecimentos...O que é Emanuel para você, meu caro amigo protestante, como Isaías dissera na tua profecia? O que é Pai, Filho e Espírito Santo? Qual a semelhança entre Gn1 e Jo1? Acho que se fosse Cristão, você saberia o próprio significado...Jesus Cristo, Emanuel...em palavras, Deus conosco, se fez homem, o Verbo que era no princípio onde o Espírito do Criador pairava sobre às águas se fez carne em Jo1, as coisas antigas se passaram e em Cristo veio a verdadeira Luz!

    ResponderExcluir
  3. Estou lisonjeada, com esses ensinamentos, sempre rezei o terço mas não sabia onde encontrar na bíblia cada oração do terço, a principio rezava sem entendimento somente na repetição, hoje conhecendo sei que vou ter mais devoção.

    ResponderExcluir
  4. com todo o respeito; o texto em Ezequiel 44 fala sobre a restauração do templo e não da virgidade de Maria ela era um ser humano como todos, porém era fiel e temente a Deus a qual não foi encontrada outra de ser dígna de carregar o nosso salvador. Porém ela teve outros filhos e não permaneceu virgem; Mat.1.25 e não a conheceu até que deu a luz seu filho, o primogênito; e pôs lhe o nome de JESUS. Esse "até" significa um tempo determinado. E a palavra:"primogênito" é o primeiro e se tem primeiro...
    Primogênito de Maria, mas unigênito de Deus, joão 3.16 porque Deus amou o mundo de tal maneira que o seu filho unigênito.....
    Primogênito:primeiro
    Unigênito: único
    E tem mais, ela tem a recompensa e a salvação dela mas por nós não pode faze mais nada já fez trazendo o nosso salvador, ela não ressuscitou, cristo sim, ela dorme em descanso,a biblia não relata a ressurreição dela, e ela não pode nos ouvir pois mortos não ouve,ou vc acha que quem morre volta? Jesus foi o único que venceu a morte. Até Lázaro que ressuscitou, voltou a morrer e não ressuscitou mais somente Jesus tem poder de vencer a morte, os outros estão mortos nada podem. se puder me provar aceito, mas tem que ser na biblia, não aceito histórias livros etc. Nada só biblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vocábulo "virgem" no Novo Testamento é "παρθενος" (parthenos), e aparece 14 vezes. Entretanto, a palavra não aparece em Mateus 1:25. Em vez disso, o grego literal diz: “και ουκ εγινωσκεν αυτην εως ου ετεκεν τον υιον... ". Que literalmente significa: “E não conhecia a ela até que deu a luz um filho...” (http://biblia.gospelprime.com.br/receptus/mateus/1/)

      Tal expressão é bastante simples. José não teve relações sexuais com Maria até o nascimento de Cristo; e que após o nascimento de Jesus, eles tiveram relações. A palavra "até" é uma preposição e significa "até aquele momento", "antes de um determinado momento", "na medida em que".

      Fonte: < http://apologeticageral.blogspot.com/2015/10/mateus-125-e-virgindade-perpetua-de.html >

      Excluir
  5. com todo o respeito; o texto em Ezequiel 44 fala sobre a restauração do templo e não da virgidade de Maria ela era um ser humano como todos, porém era fiel e temente a Deus a qual não foi encontrada outra de ser dígna de carregar o nosso salvador. Porém ela teve outros filhos e não permaneceu virgem; Mat.1.25 e não a conheceu até que deu a luz seu filho, o primogênito; e pôs lhe o nome de JESUS. Esse "até" significa um tempo determinado. E a palavra:"primogênito" é o primeiro e se tem primeiro...
    Primogênito de Maria, mas unigênito de Deus, joão 3.16 porque Deus amou o mundo de tal maneira que o seu filho unigênito.....
    Primogênito:primeiro
    Unigênito: único
    E tem mais, ela tem a recompensa e a salvação dela mas por nós não pode faze mais nada já fez trazendo o nosso salvador, ela não ressuscitou, cristo sim, ela dorme em descanso,a biblia não relata a ressurreição dela, e ela não pode nos ouvir pois mortos não ouve,ou vc acha que quem morre volta? Jesus foi o único que venceu a morte. Até Lázaro que ressuscitou, voltou a morrer e não ressuscitou mais somente Jesus tem poder de vencer a morte, os outros estão mortos nada podem. se puder me provar aceito, mas tem que ser na biblia, não aceito histórias livros etc. Nada só biblia

    ResponderExcluir
  6. Quem organizou a bíblia nessa sequência de livros ?
    Quem disse que a Bíblia é a Palavra de Deus?
    Os aposapóst nao tinham a bíblia para pregar

    ResponderExcluir