quarta-feira, 2 de julho de 2014

Carismas de Línguas. Desvendando a "polêmica".

Os dons do Espírito Santo são 7 : Sabedoria, Entendimento , Conselho , Fortaleza , Ciência, Piedade e  Temor de Deus.  Pois bem.. Não vejo aqui listada a Profecia ,nem a Cura muito menos as Línguas, portanto seria incorreto afirmar que tais coisas são Dons do Espírito Santo antes de ressaltar que são Dons Carismáticos , ou seja, dons extraordinários que servem para edificar a Igreja (São Paulo chama de “dons espirituais”).

O carisma das Línguas é claramente o que ocorre em  Atos 2,11 “todos ouviam em suas línguas ”, ou seja, o dom das línguas é indubitavelmente a capacidade de Falar e ser compreendido quer seja o idioma do ouvinte, portanto é um dom que se manifesta nas pessoas ouvintes , poderíamos sem erro chamar de “dom do ouvido” , até aqui não há polêmica alguma, pois ,quer os “Carismáticos”, quer os “Tradicionalistas” aceitam esta posição.

A polêmica começa quando se fala na “Oração em Línguas”, que é uma realidade que “está aí “, e muitos não sabem lidar com ela.

Alguns fatos históricos:

Em 1901 Agnes Ozman pede a Chrles Fox Parham (ex pastor metodista)  para que ele reze por ela , para que ela tenha a experiência do batismo no Espírito Santo, então Agnes Ozman “ora em Línguas”. Ela foi a primeira pessoa a Orar em Línguas (Primeira pentecostal no séc XX) , isto ocorreu no dia 01/01/1901.

 Papa Leão XIII coincidentemente no dia 01/01/1901, mesmo dia em que Agnes Ozman ora em línguas, a Igreja e o Mundo é consagrado ao Espírito Santo.

No livro “ O século do Espírito Santo “ o Pastor  Vinson Synan    fala que Não foi a oração de Charles Parham que fez com que Agnes Ozman orasse em línguas, e sim a oração de Leão XIII, com sua consagração do século XX ao Espírito Santo. Isto vindo de um pastor protestante é algo no mínimo interessante.

Continuando...

Há o dom de línguas e há o dom das línguas(orar em línguas), ambos existem , tando o dom do “ouvido”, quando a “Locução ininteligível”(que é o que ocorre nos movimentos pentecostais).
Se a discussão fosse a existência desta “Locução ininteligível” como sendo um dom espiritual , então a discussão estaria encerrada após ler o capítulo 14 de I Coríntios, onde Paulo Fala claramente “2-Aquele que fala em línguas não fala aos homens , senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a Ação do Espírito Santo .
Aqui Paulo não está falando do dom do “ouvido”, que ocorre  em Atos 2,11, mas sim da outra expressão do dom das Línguas, que é justamente o dom manifesto quer no movimento da Renovação Carismática, quer seja em outros movimentos pentecostais sob forma de sons inarticulados, dá-se o nome de Glossolalia . Este dom só é autêntico quando movido pela “ação do Espírito Santo” (como nos diz Paulo).

Agora podemos entrar em outra questão. Seria autêntica esta glossolalia histérica que costumamos ver nos “Grupos de oração”? É claro que Não!

A verdadeira oração em línguas não pode servir para “ocupar espaço”  entre uma lacuna e outra de uma pregação!

A Verdadeira oração em línguas não é aquela que serve para “climatizar”  um ambiente de oração ,proporcionando o emocionalismo!

A Verdadeira oração em línguas não é aquela INDUZIDA pelo “cara do microfone”!

Com tudo, a Verdadeira oração em Línguas é aquela que Brota espontaneamente  sob a ação do Espírito Santo ,quer seja para a edificação da própria da pessoa (I Cor 14,4 “aquele que ora em línguas edifica-se a si mesmo”), ou se assim o Espírito  Santo desejar , dará um intérprete para a edificação da assembleia, como recomenda Paulo (pois Paulo compara a oração em línguas com o dom da Profecia, e diz que a profecia é maior que as línguas ao menos que estas sejam interpretadas, assim ,ambas edificação a assembleia. A medida que Paulo usa para chegar ao ponto de dizer que “peçam o dom da intepretação”).

Ora, se o Carisma das Línguas a que Paulo se referi edifica somente a ele mesmo, logo é necessariamente ininteligível aos demais!
São Paulo fala que ele próprio tinha este dom de línguas ,I Cor 14, 18-19
“Graças a Deus que POSSUO o dom de línguas superior a todos vós. Mas prefiro falar na assembléia 5 palavras que compreendo, para instruir também os outros ,a falar 10 mil palavras em línguas”



Conclusão:
Ambos os dons carismáticos de Línguas existem e foram exercidos pelos apóstolos .



Observações:
Para aqueles que se escandalizaram quando citei personagens vindos do protestantismo, quero lembrar-vos eles também tem dignidade de cristãos, pois o sacramento do Batismo é também válido para eles (algumas denominações)

Se as minhas palavras vão contra a Igreja então eu retirarei tudo o que disse!

Douglas Manoel


3 comentários:

  1. Lembrando os sacramentos os hereges protestantes copiaram da Igreja e o balbuciar rccista foi copiando dos hereges pentecostais. (não tem nada haver com o Espirito Santo)

    ResponderExcluir
  2. Olha que ridículo, o que os rccistas copiaram dos protestantes: http://pt.gloria.tv/?media=186515

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/photo.php?v=617238628367829&set=vb.185791238179239&type=2&theater

    ResponderExcluir