sábado, 3 de maio de 2014

Tenho eu vocação para Leigo Consagrado?



Como saber se eu sou chamado a vida consagrada?  A Resposta é, estou disposto(a) a cumprir os três conselhos evangélicos?
O catecismo exige como obrigação o cumprimento dos três , visto que a decisão à vida consagrada é algo Livre . §915 Os conselhos evangélicos, em sua multiplicidade, são propostos a todo discípulo de Cristo. A perfeição da caridade à qual todos os fiéis são chamados comporta para os que assumem livremente o chamado à vida consagrada a obrigação de praticar, a castidade no celibato pelo Reino, a pobreza e a obediência. E a profissão desses conselhos em um estado de vida estável reconhecido pela Igreja que caracteriza a "vida consagrada" a Deus.



Eis aqui a dificuldade, não basta se identificar com o “Carisma” da comunidade, pois antes você deve ter verdadeiramente o propósito dos Três conselhos. Mas antes de continuar falando sobre a consagração , eu gostaria de deixar bem claro que um leigo que não é “Consagrado” a uma comunidade não tem o mínimo dever de viver os três conselhos , como vai nos dizer o catecismo
 §1974 “(Deus) não quer que cada pessoa observe todos os conselhos mas apenas aqueles que são convenientes, conforme a diversidade das pessoas, dos tempos, das ocasiões e das forças, com o exige a caridade;”

Portanto Deus não quer que você se sinta obrigada a observa-los , pois na medida que você se compromete com os três , não sendo a sua vocação , não serão convenientes  e ao invés de servirem de instrumentos de santificação , servirão de instrumentos de condenação.

Agora vamos ver um por um dos conselhos :

Castidade vivida no celibato: §2349 "A castidade há de distinguir as pessoas de acordo com seus diferentes estados de vida: umas na virgindade ou no celibato consagrado, maneira eminente de se dedicar mais facilmente a Deus com um coração indiviso;

Jesus nos dá três tipos de celibatários (Mt 19,12)” Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens  e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda
Alguem que tem o propósito de se consagrar a uma comunidade está também disposto a ignorar as suas vontades , e apesar de não nascerem celibatários , se fazem por escolha e por amor ao Reino (Na medida com que isto for vivido com sinceridade ).

A Pobreza: §2544     Jesus ordena a seus discípulos que O prefiram a tudo e a todos e lhes propõe que "renunciem a todos os bens" por  causa dele e do Evangelho. Pouco antes de sua paixão, deu-lhes como exemplo a pobre viúva de Jerusalém que, de sua indigência, deu tudo o que possuía para viver. O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos céus.

Existe uma diferença entre ser pobre e ser desprendido das riquezas!
Alguém que é pobre , não tem bens para se apegar , já alguém que tem bens deve ser desapegado a eles . Um exemplo é o Jovem rico que não era desapegado a seus bens , Jesus faz um chamado especial a Ele , chama-o a ser Pobre , porém o seu apego o impede.  Uma vez que fizemos votos de pobreza  não devemos ter bens aos quais se apegar . Uma dificuldade que eu pude constatar com meus olhos é a de certas comunidades que professam a pobreza , mas a equiparam ao desapego , sendo que o desapego não é a pobreza em si , mas é o que leva a pobreza.Isso justifica estar mergulhado em bens (Futilidades pagas por bem feitores) , porém se dizer pobre .

A Obediência: §1269. Feito membro da Igreja, o baptizado já não se pertence a si próprio  mas Aquele que morreu e ressuscitou por nós . A partir daí, é chamado a submeter-se aos outros , a servi-los na comunhão da Igreja, a ser «obediente e dócil» aos chefes da Igreja e a considerá-los com respeito e afeição . Assim como o Baptismo é fonte de responsabilidade e deveres, assim também o baptizado goza de direitos no seio da Igreja: direito a receber os sacramentos, a ser alimentado com a Palavra de Deus e a ser apoiado com outras ajudas espirituais da Igreja.


Todo baptizado deve obediência ao Magistério da Igreja , mas o Leigo consagrado de maneira particular deve obediência ao fundador da Comunidade/congregação e aos membros do conselho.Portanto você deverá estar disposto a cumprir com as regras e ideias que saem do “coração” dos superiores.


A vida consagrada é algo muito lindo quando vivido segundo as recomendações da Igreja , pois se sua vocação não for autêntica , a  sua castidade não dará frutos , a sua obediência será causa de queda , e a sua pobreza será a “Pobreza ar condicionado” Então que antes siga as recomendaçõe do numero §1974 “(Deus) não quer que cada pessoa observe todos os conselhos mas apenas aqueles que são convenientes.


Pronto! Agora que você sabe no que implicará sua consagração ! Espero ter Ajudado!


Algumas considerações:
Você não precisa ser leigo celibatário para se consagrar à Deus .
§901         "Os leigos, em virtude de sua consagração a Cristo e da unção do Espírito Santo, recebem a vocação admirável e os meios que permitem ao Espírito produzir neles frutos sempre mais abundantes. Assim, todas as suas obras, preces e iniciativas apostólicas, vida conjugal e familiar, trabalho cotidiano, descanso do corpo e da alma, se praticados no Espírito, e mesmo as provações da vida, pacientemente suportadas, se tornam 'hóstias espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo' (l Pd 2,5), hóstias que são piedosamente oferecidas ao Pai com a oblação do Senhor na celebração da Eucaristia. É assim que os leigos consagram a Deus o próprio mundo, prestando a Ele, em toda parte, na santidade de sua vida, um culto de adoração

Um comentário:

  1. Muita gratidão por todo este esclarecimento. Ofereço sempre todas as atividades do meu dia a dia a Deus como sufrágio pelas almas do purgatório e minha alma também.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir